Apesar de não haver controvérsia sobre o fato de que o balanço energético negativo causado por redução na ingestão calórica resulte em diminuição da massa corporal, há divergência sobre a melhor maneira de reduzir essa ingestão. Em relação à efetividade da dietoterapia e à perda de peso, assumindo-se que o gasto energético não muda, assinale a alternativa correta.
- A. Uma dieta planejada individualmente para criar um déficit de 500 a 1000 Kcal deveria ser parte integrante de qualquer programa de perda de peso que objetive diminuição de 5 a 10 Kg por semana.
- B. Dietas de baixas calorias, com 1000 a 1200 Kcal por dia, reduzem, em média, 8% do peso corporal, em três a seis meses, com aumento de gordura corporal.
- C. Dietas de baixas calorias, com 1000 a 1200 Kcal por dia, produzem perda de peso maior, em curto prazo, em comparação às dietas de baixíssimas calorias, com 400 a 800 Kcal por dia.
- D. Dietas hipolipídicas, sem redução do número total de calorias, não levam à perda de peso.
- E. Contato frequente entre o médico e o paciente e o tempo dispendido com o paciente auxiliam muito a perda e a manutenção do peso perdido.