No que se refere à reconstrução da parede torácica, assinale a alternativa correta.
- A. As próteses, quando de seu uso, podem ser fixadas à gordura ou fáscias, pois possuem resistência adequada, dispensando, em qualquer circunstância, a fixação em estruturas ósseas.
- B. Tecidos infectados, tais como osteocondrites, miosites, fasciítes primárias ou secundárias, ou ainda tecidos desvitalizados por radionecrose constituem contraindicações absolutas às ressecções de parede torácica aliadas às técnicas de reconstrução.
- C. Os músculos trapézio e serrátil anterior possuem longos pedículos e amplos arcos de rotação, de maneira que são os únicos músculos que se prestam a cobrir grandes áreas na região anterior do tórax.
- D. Ressecções esqueléticas de pequena monta, com 5 cm a 7 cm de diâmetro, incluindo 2 ou 3 segmentos de arcos costais, sempre exigem reconstrução complexa, pois o movimento de respiração paradoxal é grande, pouco tolerado e esteticamente muito importante.
- E. O retalho feito com o músculo peitoral maior pode ser útil, por exemplo, na cobertura de reconstruções do esterno e da parede lateral média e pode ser usado na posição intrapleural.