Quanto à sífilis adquirida recentemente, assinale a alternativa correta.
- A. A sífilis primária caracteriza-se por apresentar lesão inicial denominada cancro duro, não ocorrendo adenite satélite e desaparecendo em duas semanas, deixando cicatrizes.
- B. A sífilis secundária é marcada pela disseminação dos treponemas pelo organismo, ocorrendo suas manifestações de três a quatro semanas do aparecimento do cancro. Primeiramente, tem-se o surgimento de lesões papulosas palmo-plantares, placas mucosas e adenopatia generalizada. A lesão mais tardia é a roséola, e as reações sorológicas são geralmente negativas.
- C. As reações sorológicas não treponêmicas se tornam positivas a partir apenas da sétima ou oitava semana após o contágio.
- D. As reações sorológicas treponêmicas para sífilis se tornam positivas a partir da terceira semana de infecção, concomitantemente ao aparecimento do cancro duro.
- E. No período de sífilis latente precoce, são frequentes as manifestações clínicas visíveis, havendo treponemas em todos os tecidos. Assim, o diagnóstico, muitas vezes, é obtido somente pela anamnese e pelo exame físico, o que acelera o tratamento.