Considerando que o esôfago pode ser sede de várias afecções não pépticas, assinale a alternativa incorreta.
- A. O papiloma escamoso é uma lesão frequente em exames de endoscopia digestiva alta se apresenta; usualmente como lesão elevada séssil, com superfície verrucosa; tem etiologia viral, bom prognóstico e são facilmente removidos através das pinças de biópsias convencionais.
- B. O vírus herpes simples tipo I é frequente causa de esofagite em pacientes portadores de SIDA-HIV. As lesões esofágicas mais frequentes, à endoscopia, apresentam-se como numerosas ulcerações de bordos elevados.
- C. As lesões ulceradas esofágicas, causadas pelo citomegalovírus, podem ser superficiais ou profundas, isoladas ou múltiplas, outras vezes podem simular esofagite péptica.
- D. As lesões ulceradas causadas por medicamentos são frequentes em idosos em função dos vários medicamentos utilizados e os distúrbios motores esofágicos nessa faixa etária. São frequentemente assintomáticas e não interferem da ingestão alimentar.
- E. A Cândida albicans é o agente infeccioso mais frequente que compromete o esôfago; pode ser encontrado mesmo em pacientes imunocompetentes.