Questão número 153028

Paciente de 37 anos de idade é acompanhada no ambulatório de clínica médica devido ao diagnóstico de hipertensão arterial desde os 21 anos. A paciente sempre foi assintomática, embora sua pressão arterial seja de difícil controle. Atualmente, encontra-se em tratamento com captopril 50 mg 8/8 h, hidroclorotiazida 25 mg/d e amlodipina 10 mg 12/12 h. O clínico que a acompanha suspeita de hipertensão secundária e descartou, com exames complementares, hipertensão renovascular. Ele a encaminha ao ambulatório de endocrinologia para investigação. Seus últimos exames laboratoriais realizados há duas semanas mostram potássio sérico de 3,9 mEq/L.

Em relação a essa paciente, assinale a alternativa correta.

  • A. A observação de atividade, ou concentração plasmática de renina suprimida, e de concentração plasmática de aldosterona baixa podem sugerir o diagnóstico de formas menos comuns de hiperplasia adrenal congênita.
  • B. A presença de normocalemia, na vigência de tratamento com hidroclorotiazida, descarta a possibilidade de hiperaldosteronismo primário.
  • C. A investigação de hiperaldosteronismo deve ser precedida da suspensão da hidroclorotiazida.
  • D. A investigação de hiperaldosteronismo deve ser precedida da suspensão do inibidor da enzima conversora de angiotensinogênio (captopril).
  • E. A investigação inicial deve ser realizada com uma tomografia computadorizada das adrenais.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...