Uma das possíveis complicações da cirurgia de derivação gástrica em Y-de-Roux é o hiperparatireoidismo secundário, que pode resultar em doença óssea metabólica. A respeito dessa complicação, assinale a alternativa correta.
- A. Um dos mecanismos envolvidos em seu desenvolvimento é a redução da absorção intestinal de cálcio no jejuno proximal, onde se encontra a maior concentração de transportadores de cálcio no intestino.
- B. A obesidade, mesmo em pacientes que não foram submetidos a cirurgia de derivação gástrica em Y-de-Roux, está associada a deficiência de vitamina D e hiperparatireoidismo secundário.
- C. Para prevenção da doença óssea metabólica nesse contexto (derivação gástrica em Y-de-Roux), são necessárias doses mais elevadas de vitamina D que a dose de suplementação usual de 800 unidades diárias.
- D. A deficiência de vitamina D, assim como a resistência à ação da vitamina D, estão associadas ao hiperparatireoidismo secundário em pacientes submetidos a derivação gástrica em Y-de-Roux.
- E. Para a prevenção do hiperparatireoidismo secundário e, consequentemente, da doença óssea metabólica associada à derivação gástrica em Y-de-Roux, é necessária somente a suplementação de vitamina D, considerando que o procedimento cirúrgico não influencia a absorção intestinal de cálcio.