Questão número 153038

Paciente de 36 anos de idade é acompanhada, há dois anos, ao ambulatório de endocrinologia devido ao diagnóstico de carcinoma papilífero de tireoide. Foi submetida a tratamento primário (tireoidectomia total e ablação com radioiodo) logo após o diagnóstico e, desde então, encontra-se em terapia supressiva com levotiroxina (última dosagem sérica de TSH de 0,08 mUI/mL) e em investigação regular de atividade de doença, que inclui avaliação clínica, ultrassonografia cervical e dosagem sérica de tireoglobulina. Em sua última avaliação, há três semanas, não foram observadas anormalidades no exame clínico, porém a ultrassonografia cervical evidenciou dois nódulos hipoecogênicos e arredondados, no compartimento central, de 0,8 e 1,2 cm, respectivamente. O exame citológico de amostra dos nódulos obtida por punção aspirativa por agulha fina evidenciou carcinoma papilífero.

Com relação ao caso hipotético apresentado no texto, assinale a alternativa que indica a melhor abordagem para essa paciente.

  • A. Realizar tomografia por emissão de pósitrons com fluordesoxiglicose, para orientar seleção de tratamento cirúrgico ou com radioiodo, considerando que lesões com alta captação de fluordesoxiglicose respondem bem ao tratamento com radioiodo.
  • B. Realizar pesquisa de corpo inteiro com radioiodo na vigência de TSH endógeno elevado.
  • C. Aumentar a dose de levotiroxina para obtenção de maior supressão do TSH (< 0,05 mUI/mL).
  • D. Realizar dosagem sérica de tireoglobulina estimulada com TSH endógeno.
  • E. Encaminhar para ressecção cirúrgica dos nódulos cervicais, que deve ser seguida de radioiodoterapia, caso se detecte captação cervical de radioiodo.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...