Determinada paciente de 35 anos de idade, submetida a transplante renal de doador falecido há um ano, vem apresentando piora súbita da função renal, acompanhada de febre e aumento da consistência do enxerto à palpação. Quanto a esse caso hipotético, assinale a alternativa correta.
- A. Rejeição aguda é um possível diagnóstico, sendo indicado, portanto, aumento imediato da imunossupressão para evitar perda do órgão.
- B. É fundamental excluir a presença de infecção na suspeição de um quadro de rejeição aguda, de forma a evitar a evolução para sepse.
- C. Infecção de trato urinário ocorre em menos de um terço dos pacientes transplantados, e é facilmente tratada por antibioticoterapia, raramente evoluindo para óbito.
- D. São fatores de risco para infecção urinária no paciente transplantado: idade avançada do doador, diabetes mellitus, anormalidades do trato urinário e sexo masculino.
- E. Devido à baixa gravidade da infecção do trato urinário no rim transplantado, não é comum a indicação de antibioticoprofilaxia nos primeiros meses pós-transplante.