Com relação ao carcinoma de células renais (CCR), assinale a alternativa correta.
- A. O transplante renal não constituir fator de risco para essa neoplasia, sendo sua incidência, nos pacientes transplantados, semelhante à da população em geral.
- B. O risco aumentado de câncer renal, nos pacientes com doença renal policística autossômica dominante, e a arquitetura renal modificada nessa doença justificam rastreamento com tomografia computadorizada nesse grupo de pacientes.
- C. O risco relativo de um paciente com IRC terminal desenvolver carcinoma de células renais é 5-20 vezes superior ao da população em geral, sendo indicado, portanto, rastreamento para todos os pacientes com IRC terminal.
- D. Após o transplante renal, ocorre diminuição do alto risco para carcinoma de células renais nos rins nativos, sugerindo efeito protetor dessa terapia de substituição renal. (E) Pacientes com mutações
- E. Pacientes com mutações genéticas características da doença de von Hippel-Lindau devem ser examinados com ultrassonografia de abdome e pelve, a partir dos 11 anos de idade, seguida de tomografia computadorizada de abdome, se forem detectados tumores ou cistos.