No que se refere às neoplasias uroteliais, assinale a alternativa correta.
- A. Os tipos histológicos mais frequentes são o adenocarcinoma mucinoso, o carcinoma de células transicionais e o carcinoma epidermoide, dos quais o adenocarcinoma mucinoso é o tipo histológico mais comum.
- B. Estenose da junção ureteropélvica, uso abusivo de analgésicos e cálculo coraliforme não são fatores relacionados ao surgimento desse tipo de neoplasia.
- C. Uma lesão típica de neoplasia de células transicionais pode ser descrita como uma lesão hipovascular, caracterizada por baixo realce pelo meio de contraste na fase corticomedular e nefrográfica do estudo tomográfico em comparação com o parênquima renal normal, sendo representada como uma falha de enchimento na fase excretora desse estudo.
- D. A presença de calcificações no interior das neoplasias uroteliais é um achado muito frequente, particularmente no tipo histológico carcinoma de células transicionais, que ocorre em até 60% das lesões.
- E. Neoplasias uroteliais do trato urinário superior são típicas da sexta e da sétima décadas de vida, acometendo três vezes mais mulheres do que homens.