Questão número 153194

Os tumores de pâncreas mais comuns são os adenocarcinomas, lesões de difícil detecção, o que leva, com frequência, ao diagnóstico tardio e à alta mortalidade por seu comportamento agressivo. No Brasil, segundo dados do Inca, eles correspondem a 2% de todos os cânceres diagnosticados e a 4% das mortes por câncer. Com relação a esses tumores, assinale a alternativa correta.

  • A. São massas hiperdensas em relação ao parênquima pancreático e acometem principalmente a região da cauda.
  • B. A degeneração cística e a presença de calcificações são achados comuns.
  • C. O envolvimento linfonodal local deve ser avaliado, sendo a tomografia computadorizada um método com acurácia alta para essa avaliação.
  • D. A presença de linfonodo, independentemente de suas dimensões, junto à artéria hepática na origem da artéria gastroduodenal, deve sempre ser descrita, pois, quando acometido, representa um prognóstico semelhante ao dos casos de metástase hepática ou peritoneal.
  • E. A biópsia percutânea do tumor deve ser sempre realizada, mesmo em lesões altamente suspeitas, antes de se iniciar qualquer abordagem terapêutica.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...