Considere hipoteticamente uma paciente de 60 anos de idade, menopausada há 10 anos, sem uso de terapia de reposição hormonal e sem queixas ou exames anteriores para comparação. Foi demonstrada, em estudo ecográfico transvaginal de rotina de check-up, lesão cística com 5,0 cm de diâmetro médio, exibindo septo completo com 0,4 cm de espessura e pequena imagem nodular hipoecoica mural com cerca de 0,8 cm de diâmetro. Em relação a essa lesão, assinale a alternativa correta
- A. A possibilidade de câncer de ovário deve ser considerada inicialmente como principal diagnóstico diferencial (entre os quais as neoplasias epiteliais correspondem ao tipo histológico mais frequente), sendo indicado o prosseguimento de investigação com dosagem sérica de CA-125 e ressonância magnética pélvica com contraste.
- B. A possibilidade de cisto de retenção deve ser considerada como principal diagnóstico diferencial, sendo indicado controle ecográfico em seis meses.
- C. A identificação de vascularização ao doppler, no interior do pequeno nódulo mural, ou o realce pelo meio de contraste, na ressonância magnética, não auxiliariam na definição diagnóstica.
- D. A possibilidade de hidrossalpinge deve ser considerada como principal diagnóstico diferencial, não sendo necessário prosseguimento de investigação.
- E. A possibilidade de câncer de ovário deve ser considerada como principal diagnóstico diferencial (sendo os tumores de células germinativas o tipo histológico mais frequente), indicando-se a realização de PET-CT como próximo exame para adequada caracterização de sua natureza.