A dependência química é um problema que afeta não apenas o indivíduo, mas, a coletividade. Dessa forma, não podemos afirmar que
os abusadores de drogas ou dependentes apresentam conseqüências físicas, mentais, sociais e psicológicas nesse quadro, destacando-se a não-identificação da co-morbidade.
a avaliação vem sendo aprimorada para maior abrangência, considerando a observação de motivação, dinâmica de funcionamento do indivíduo, vínculo com a droga.
o atendimento grupal requer do terapeuta ocupacional o conhecimento da dinâmica da dependência, equilíbrio, manejo de grupo e persistência.
o atendimento à família é fundamental, pois a utilização de drogas por um membro da família denuncia que a estrutura familiar está comprometida, sendo necessário o atendimento inserido no programa.
o enfoque maior do quadro de dependência química é o vínculo com a droga, sendo outras questões compreendidas como secundárias. O atendimento, portanto, prioriza a abstinência, por representar o maior investimento do tratamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...