No atendimento terapêutico ocupacional, tanto em Saúde Mental como em outras áreas, o cenário terapêutico deve se constituir em uma preocupação do profissional. Portanto, é INCORRETO afirmar que
o cenário terapêutico deve propiciar, apenas, a vivência de relações consigo mesmo, com suas expectativas intrínsecas, particulares, levando o indivíduo ao autoconhecimento e percepção do seu mundo interno.
no cenário, a inclusão de materiais e ferramentas devem possibilitar experiências e sensações de segurança, confiabilidade e estímulos para estabelecer relações individuais e coletivas.
a representação do homem e suas significações devem ser vivenciadas no cenário terapêutico, em que o FAZER leva à concepção do usuário se transformar a si e ao meio através de sua ação e criação.
deve ser um espaço aberto para o indivíduo, acolhendo suas necessidades e facilitador para propiciar sua partida no momento adequado de segurança e vivência da autonomia
as normas desse espaço devem ser contratualizadas entre o terapeuta ocupacional e o usuário com flexibilidade, mas com programação e objetivos definidos, a fim de não contribuir para a desordem intrínseca do usuário durante o processo terapêutico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...