Em relação às infecções congênitas, assinale a alternativa correta.
- A. Na suspeita de sífilis congênita, com mãe não tratada ou inadequadamente tratada, deve ser realizada toda a investigação do RN, com realização de hemograma, sorologia, radiografia de ossos longos e punção lombar. Se não houver nenhuma alteração clínica, radiológica, hematológica ou liquórica, e a sorologia do RN for negativa, ele não necessitará de uso de nenhuma medicação e deverá ser acompanhado no centro de saúde.
- B. A citomegalovirose congênita cursa com a tríade de Sabin (coriorretinite, calcificações intracranianas difusas e hidrocefalia) e deve ser tratada com o uso de ganciclovir por seis semanas.
- C. Na varicela congênita, a transmissão não se dá por via transplacentária e seu achado clínico mais característico é a hipoplasia de extremidades.
- D. O tratamento da toxoplasmose congênita dever ser realizado com sulfadiazina e pirimetamina por seis meses, associado a ácido folínico.
- E. A rubéola congênita tem transmissão transplacentária e cursa com malformações oculares, cardíacas, do SNC e surdez, sendo as mais comuns a catarata, a persistência do canal arterial, a microcefalia e a surdez por degeneração da cóclea e do órgão de Corti.