Em relação às enteroparasitoses, assinale a alternativa correta.
- A. A teníase decorre da ingesta de cisticercos presentes na carne malcozida de boi ou porco e o tratamento de escolha é o uso de metronidazol 20mg/kg/dia, por 7 dias.
- B. A infecção por estrongilóides decorre da penetração de larvas filariformes na pele e possui ciclo pulmonar. Em pacientes imunossuprimidos, pode cursar com quadro grave decorrente da alta invasividade parasitária, cursando com náuseas, vômitos, distensão abdominal, melena, desidratação, dispneia, hipotensão e choque. O tratamento pode ser realizado com tiabendazol 25mg/kg/dose, 2 vezes por dia, por 2 dias, ou albendazol 400mg/dia, por 3 dias.
- C. A ancilostomíase decorre da infestação por Ancyloma duodenalis ou por Necator americanus, sendo que o prolapso retal é uma entidade muito comum provocada por essa parasitose.
- D. A amebíase pode cursar com a forma extraintestinal, sendo os abscessos hepáticos a forma mais comum de apresentação. Na suspeita clínica, deve ser realizada punção do abscesso hepático guiada por ecografia e iniciado tratamento com secnidazol ou albendazol.
- E. A isosporíase é causada pela Isospora belli e cursa com quadro de febre, anorexia, náuseas e vômitos. O tratamento está indicado tanto nos pacientes imunocompetentes quanto nos imunocomprometidos.