Mãe de recém-nascido a termo, hígido, encontra-se em alojamento conjunto e manifesta ao médico assistente a vontade de não amamentar o seu filho, já que foi instruída pelos familiares de que a amamentação não traz vantagens ao bebê e ainda leva a alterações no corpo não desejáveis. Acerca do aleitamento materno, assinale a alternativa correta.
- A. A técnica adequada para a amamentação está diretamente relacionada à chance de sucesso da manutenção do aleitamento. A criança deve ser posicionada com o rosto de frente para a mama, boca bem aberta, englobando a parte periférica da aréola, lábio inferior evertido, cabeça e tronco no mesmo eixo, queixo tocando a mama, corpo do bebê encostando barriga com barriga e deglutição audível e visível.
- B. A lactoferrina é uma proteína carreadora de ferro que, por quelação, aumenta a biodisponibilidade de ferro para os patógenos, em especial, Staphylococcus sp., E.coli e Candida sp., e diminui a biodisponibilidade para o lactente.
- C. O uso de isotretinoína, drogas de abuso, sais de ouro e fenindiona não contraindica o aleitamento materno.
- D. A tuberculose materna ativa não contraindica a amamentação, desde que a mãe use máscara durante o período bacilífero e a criança receba quimioprofilaxia.
- E. O ingurgitamento mamário é provocado pelo acúmulo de leite e congestão vascular na glândula mamária, o que promove aumento de volume, calor, dor e tensão nas mamas, geralmente entre o 2º e o 5º dia após o parto e contraindica o aleitamento materno devido ao desconforto materno para amamentação.