Paciente de 40 anos de idade, com dor súbita no pescoço, irradiando para mandíbula, apresenta febre, fadiga e mialgia. Os exames laboratoriais demonstram níveis séricos elevados de T3 e T4 e níveis reduzidos de TSH. A captação de iodo radioativo mostra-se reduzida. Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que indica como a tireoide, com a progressão da doença, deve apresentar-se à histopatologia.
- A. Agregados de linfócitos, histiócitos e plasmócitos em volta de folículos danificados. Presença de células gigantes multinucleadas. Em casos mais avançados, infiltrado inflamatório crônico e fibrose podem estar presentes.
- B. Extenso infiltrado inflamatório mononuclear de parênquima com centros germinativos bem desenvolvidos. Folículos atróficos, por vezes, revestidos por células de Hürthle.
- C. Atrofia dos folículos tireoidianos e densa fibrose, semelhante à queloide. Acompanha infiltrado inflamatório, com centros germinativos proeminentes.
- D. Folículos preenchidos por coloide, revestidos por epitélio plano, com áreas de hipertrofia e hiperplasia epitelial folicular, fibrose, hemorragia e calcificações.
- E. Folículos revestidos por epitélio folicular alto, que se projetam para o lúmen, invadindo o coloide.