O carcinoma de células renais são responsáveis pela maioria dos cânceres renais em adultos. Os tumores ocorrem mais, frequentemente, em indivíduos mais velhos e a maioria é esporádica. A classificação de carcinoma de células renais é baseada em correlação citogenética, genética e estudos histológicos. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo.
I. Os carcinomas papilares ocorrem como lesões unilaterais solitárias. Raramente apresentam áreas císticas e necrose. O tumor é composto por células cuboidais ou colunares baixas arranjadas em formações papilares. Células espumosas intersticiais são comuns nos eixos conjuntivos das papilas.
II. Os carcinomas de células claras são massas esféricas branco-cinza-amareladas, brilhantes, de tamanho variável, que distorcem o contorno renal. O padrão de crescimento varia de sólido a trabecular (tipo cordão) ou tubular (semelhante a túbulos). As células tumorais têm forma poligonal ou arredondada e abundante citoplasma claro ou granular.
III. O carcinoma renal cromófobo é composto de células eosinófilas pálidas, frequentemente com halo perinuclear, arranjadas em lâminas sólidas com uma concentração das células maiores ao redor dos vasos sanguíneos. O Oncocitoma renal é o principal diagnóstico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...