Acerca do transplante renal, assinale a alternativa correta.
- A. A proteinúria residual de rim nativo deve ser desconsiderada no manejo e no diagnóstico diferencial no paciente transplantado, pois esses pacientes são, em regra, anúricos pré-transplante.
- B. O paciente transplantado, em uso de prednisona, micofenolato mofetil e tacrolimos, apresenta queixa de pirose e regurgitação esternal. A endoscopia digestiva alta foi compatível com refluxo gastroesofagiano. A melhor abordagem é a introdução de inibidor da bomba de prontos, pois não há risco de interação com a medicação supressora apresentada.
- C. Os pacientes com leucopenia severa podem apresentar falso negativo na pesquisa de antigenemia (pp65) para citomegalovírus.
- D. A hiperplasia gengival, o hirsutismo e a dislipidemia são esfeitos colaterais mais esperados com uso de tacrolimos.
- E. A anemia, a idade, a dislipidemia, o tabagismo, a doença coronariana prévia, a função renal, e a diabetes melitus (preexistente ou de novo) são fatores de risco para doença cardiovascular no paciente submetido a transplante renal. O retransplante renal tem sido reconhecido como fator protetor para tais eventos.