A lesão pulmonar aguda relacionada à transfusão (TRALI, sigla em inglês) é uma das mais graves reações adversas transfusionais. Assinale a alternativa correta:
- A. O principal mediador da TRALI é o linfócito contido no produto transfundido. Deste modo, se novas transfusões forem necessárias, é melhor o uso de hemocomponentes de familiares próximos.
- B. O hemocomponente que apresenta maior risco de acarretar TRALI é o concentrado de hemácias devido ao fato deste ser o mais rico em granulócitos.
- C. A manifestação clínica da TRALI é dispneia e hipoxemia logo após uma transfusão de hemocomponente e demais achados compatíveis com um edema agudo de pulmão cardiogênico.
- D. Após um episódio de TRALI, deve ser realizada a identiicação do doador do hemocomponente envolvido e nenhum outro hemocomponente deste mesmo doador deve ser utilizado, devido ao risco de novos episódios de TRALI em transfusões de outros pacientes.
- E. A ocorrência de febre, calafrios e hipotensão concomitantes a um quadro de dispneia diminuem substancialmente a hipótese de TRALI, mesmo que tenham ocorrido logo após uma transfusão de hemocomponente.