O Mieloma Múltiplo (MM) é uma neoplasia progressiva e incurável de células B, caracterizada pela proliferação desregulada e clonal de plasmócitos na Medula Óssea (MO), os quais produzem e secretam imunoglobulina (Ig) monoclonal ou fragmento dessa, chamada proteína M. As consequências fisiopatológicas do avanço da doença incluem destruição óssea, falência renal, supressão da hematopoese e maior risco de infecções. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.
- A. O estadiamento clínico proposto por Durie & Salmon (1975) baseia-se na combinação de fatores (hemoglobina, cálcio sérico, componente monoclonal, acometimento ósseo e creatinina sérica) que se correlacionam à massa tumoral.
- B. A combinação de β2microglobulina, creatinina e albumina sérica resultou em um sistema de estadiamento simples e confiável, possibilitando uma divisão em três estádios clínicos, denominado Sistema Internacional de Estadiamento (ISS).
- C. Em pacientes jovens, sem comorbidades, o tratamento com transplante autólogo de medula óssea obtém taxas de cura razoáveis.
- D. Pelo risco e osteonecrose maxilar, não se indica mais o uso de bifosfonados em Mieloma Múltiplo.
- E. Não há descrição de evolução de MGUS (Gamopatia Monoclonal de Significado Indeterminado) para Mieloma Múltiplo.