Com relação aos hemocomponentes disponíveis para transfusão, suas indicações e reações, assinale a alternativa correta.
- A. A maioria das reações transfusionais febris ocorre devido à presença de leucócitos na bolsa de sangue a ser transfundida. Atualmente, o método mais eficiente que remove, aproximadamente, dois terços dos leucócitos é o uso de filtros leucodepletores.
- B. Indicações do uso de Plasma Fresco Congelado incluem coagulopatia congênita ou adquirida, com sangramento ativo e previamente a procedimentos invasivos; e reversão rápida da anticoagulação pela warfarina, e como fonte de imunoglobulinas, para pacientes com hipogamaglobulinemia severa.
- C. Crioprecipitado é um componente rico em Fator VIII da coagulação, e seu uso é recomendado no manejo de eventos hemorrágicos em pacientes com hemofilia A.
- D. Contaminação bacteriana é mais frequente na transfusão de Concentrado de Plaquetas (CP) que em Concentrado de Hemácias, devido à estocagem do CP à temperatura ambiente. O risco de sépsis relacionado à plaqueta é maior quando o CP é obtido de múltiplos doadores que quando a transfusão de uma unidade de plaqueta é obtida por aférese de um único doador.
- E. A irradiação de plaquetas não é necessária para a prevenção da doença do enxerto versus hospedeiro (DECH) em pacientes imunodeprimidos, desde que tenha sido realizada a sua leucodepleção precoce.