A respeito da reação transfusional do tipo TRALI (Transfusion Related Acute Injury) ou lesão pulmonar aguda relacionada à transfusão, assinale a alternativa correta.
- A. A manifestação clínica é frequentemente dramática e, caso o paciente sobreviva, apresenta-se sequelante, levando a um quadro de insuficiência respiratória crônica de grau variável.
- B. Ocorre edema pulmonar cardiogênico, comprometendo, desse modo, as trocas gasosas no pulmão.
- C. O tratamento deve incluir suporte respiratório intenso e uso de diuréticos para controle da hipervolemia associada a essa condição.
- D. Deve-se suspeitar dessa reação em qualquer insuficiência respiratória que ocorra entre 6 e 24 horas após a transfusão do hemocomponente.
- E. Um possível mecanismo dessa reação inclui a presença de leucoaglutininas potentes no plasma de doadores contra antígenos dos leucócitos dos receptores. A infusão desses componentes leva à formação de leucoagregados que se depositam, principalmente, na microcirculação pulmonar, com ativação do complemento, acarretando lesão endotelial com alteração de permeabilidade capilar e edema pulmonar intersticial.