A retirada de uma quantidade de sangue, com a finalidade de aliviar alguns sinais e sintomas, denomina-se sangria ou flebotomia terapêutica. O objetivo é retirar um produto celular ou metabólico presente em excesso no sangue circulante ou de depósito em órgãos parenquimatosos. Acerca da sangria terapêutica, assinale a alternativa correta.
- A. Por ser um procedimento simples e seguro, é isento de efeitos colaterais.
- B. O fato de o paciente ser, eventualmente, portador de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue contraindica o procedimento.
- C. Nas hemoglobinopatias com alta afinidade pelo oxigênio (por exemplo, hemoglobina Osler), as sangrias terapêuticas podem causar hipoxia tissular, já que a eritrocitose é um mecanismo compensatório.
- D. Uma das indicações descritas são as cardiopatias congênitas, nas quais as sangrias diminuem a frequência de acidentes vasculares cerebrais, mesmo em hematócritos não tão elevados (com cerca de 50%).
- E. Sangrias terapêuticas constituem segunda linha terapêutica no caso de hemocromatose hereditária, indicadas somente em caso de falha de terapia de quelação oral de ferro.