Questão número 154108

Paciente de 38 anos de idade, feminino, comparece ao hematologista com história de fraqueza há duas semanas e febre vespertina nas últimas 48 horas. Apresenta dor e edema em gengivas, com sangramento leve à escovação. Relata quadro de cefaleia de moderada intensidade há uma semana, sem melhora completa após uso de analgésicos. Hemograma demonstra Hb 9,8 g/dL, 28.000 leucócitos, 80% de células imaturas circulantes. Análise do esfregaço de medula óssea demonstra medula hipercelular, com predomínio de fomas imaturas. Imunofenotipagem de aspirado medular demonstra positividade para os seguintes antígenos: HLA-DR; TdT; CD10; CD19; CD20; CD21 e CD22c. Considerando o caso hipotético apresentado, assinale a alternativa correta.

  • A. O achado da translocação t(4;11) no cariótipo banda G da medula dessa paciente confere-lhe bom prognóstico.
  • B. Essa paciente apresenta os mesmos fatores de risco e igual prognóstico da população pediátrica com a mesma doença.
  • C. A profilaxia de Sistema Nervoso Central (SNC) só está indicada devido aos sintomas neurológicos da paciente (cefaleia). Pacientes com esse diagnóstico, porém sem sintomas neurológicos, não se beneficiam de profilaxia para recaídas no SNC.
  • D. Caso se confirme um risco-padrão para essa paciente e haja disponibilidade de um doador HLA compatível, o transplante alogênico de células-tronco hematopoiéticas comporá uma estratégia terapêutica com vantagem em termos de sobrevida global em 5 anos.
  • E. Há resultados disponíveis de vários estudos randomizados que mostram benefício da realização de transplante autólogo de células hematopoiéticas sobre a quimioterapia convencional, para manejo da doença dessa paciente.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...