Com relação aos corpos estranhos no trato digestivo alto e a terapêutica endoscópica a ser empregada, é correto afirmar que
- A. as pilhas e baterias ingeridas e impactadas o esôfago podem ser retiradas após 72 h, mesmo se não houver migração. Se pequenas, não representam risco algum, pois migram com facilidade.
- B. fragmentos de aparelhos dentários com diâmetro superior a 2,5 cm e com fios de fixação expostos, impactados no estômago, devem ser removidos preferencialmente através do procedimento endoscópico.
- C. de uma maneira geral, as moedas impactadas na câmara gástrica podem ser abordadas endoscopicamente após 48 horas se, aos raios x simples de abdômen, permanecerem no estômago.
- D. grandes fragmentos de carne impactados no esôfago distal, em pacientes portadores de presbiesôfago, devem ser, sempre que possível, removidos com alça Basket, evitando-se que migrem para o estômago e causem obstrução pilórica.
- E. as moedas impactadas no esôfago proximal dificilmente podem removidas através de sondas imantadas, devendo o exame endoscópico ser realizado e essas removidas com alças tipo Basket.