O esôfago de Barrett é uma complicação da doença do refluxo gastroesofagiano (DRGE) com hérnia hiatal. Com relação aos procedimentos endoscópicos para o seu diagnóstico e tratamento, assinale a afirmativa correta.
- A. Durante o exame endoscópico de um paciente com DRGE, observou-se invaginações digitiformes de epitélio róseo, 3 cm acima da linha Z.O. Laudo histopatológico das biópsias realizadas neste local reveloumetaplasiagástrica, confirmando tratar-se epitélio de Barrett.
- B. A utilização do corante lugol pode auxiliar no diagnóstico do epitélio de Barrett, pois o epitélio metaplásico é lugol positivo.
- C. A correção cirúrgica da hérnia hiatal (fundoplicatura) é o tratamento definitivo do epitélio de Barrett, pois, progressivamente, o epitélio pavimentoso esofagiano substituirá o epitélio metaplásico, impedindo o surgimento de adenocarcinoma.
- D. Técnicas endoscópicas como a radioablação e a ressecção mucosa ESD podem remover completamente o epitélio de Barrett, dependendo da sua extensão.
- E. A manometria e a pHmetria esofagianas são exames prioritários para o diagnóstico e seguimento clínico dos pacientes com esôfago de Barrett.