A onfalocele e a gastrosquise são defeitos congênitos da parede abdominal anterior, caracterizados por exteriorização de alças intestinais e vísceras. Acerca das malformações congênitas da parede abdominal, assinale a alternativa incorreta.
- A. A mortalidade associada às onfaloceles está relacionada, principalmente, à presença de outras malformações congênitas, mais do que ao tamanho do defeito ou à ocorrência de sepse durante o tratamento.
- B. O defeito que compreende a fissura vesicointestinal, atresia cólica, extrofia de bexiga e ânus imperfurado corresponde à chamada celosomia média e inferior, associada a malformação da parede abdominal anterior com onfalocele.
- C. A associação às atresias jejunoileais é mais frequente nos defeitos do tipo gastrosquise que nas onfaloceles.
- D. No tratamento cirúrgico das gastrosquises, há grande preocupação com a síndrome do intestino curto devido ao próprio defeito, independentemente da presença ou não de atresias jejunoileais.
- E. As características que ajudam na distinção entre onfalocele e gastrosquise são a localização do cordão umbilical, a presença de uma cobertura de âmnio e a coexistência de atresia intestinal.