Texto para responder às questões 27 e 28.
Recém-nascido com 23 dias de vida apresenta lesão arroxeada extensa na face interna da coxa direita, com aumento de volume do membro inferior ipsilateral, além de equimoses e petéquias ao redor da lesão. A lesão é descrita desde o nascimento e apresentou aumento de volume nos últimos dois dias. Exames laboratoriais revelam anemia normocrômica e normocítica, plaquetopenia e reticulocitose. Com base no caso clínico apresentado no texto, assinale a alternativa incorreta com relação aos hemangiomas.
- A. Os hemangiomas são angiodisplasias e, por isso, hamartomas. Em geral, apresentam comportamento benigno e evolução favorável.
- B. Os hemangiomas são anomalias congênitas e os tumores mais frequentes da infância.
- C. Assim como os hemangiomas tuberosos, os hemangiomas cavernosos apresentam como história natural um período de crescimento rápido, seguido de involução.
- D. A corticoterapia está bem indicada no tratamento de hemangiomas extensos e deformantes, lesões com sangramentos ou ulcerações e aquelas que comprometam funções fisiológicas por obstruírem a visão, a audição e as vias aéreas ou digestivas.
- E. A operação é indicada nos hemangiomas menores de 2 cm, desde que a remoção não provoque sequelas funcionais ou estéticas. É indicada também nos hemangiomas tuberosos que, durante a involução, se tornam pendentes.