Texto para responder às questões 27 e 28.
Recém-nascido com 23 dias de vida apresenta lesão arroxeada extensa na face interna da coxa direita, com aumento de volume do membro inferior ipsilateral, além de equimoses e petéquias ao redor da lesão. A lesão é descrita desde o nascimento e apresentou aumento de volume nos últimos dois dias. Exames laboratoriais revelam anemia normocrômica e normocítica, plaquetopenia e reticulocitose. Considerando a situação hipotética apresentada no texto, assinale a alternativa que indica a melhor interpretação diagnóstica para esse caso.
- A. Trata-se de hemi-hipertrofia de membro inferior refletindo uma provável síndrome de Beckwith-Wiedemann com alteração hematológica por deficiência congênita das hemácias, associada à síndrome.
- B. Trata-se de provável hematoma devido a trauma local, com sequestração de hemácias e consequente anemia e plaquetopenia por consumo; é mandatória a investigação de síndrome de maus-tratos.
- C. Trata-se de síndrome de Maffucci refletindo a associação de malformação vascular e discondroplasia, afetando o membro inferior direito.
- D. Trata-se de síndrome de Klippel-Trenaunay, que associa hemangiomatose, ectasias vasculares e hipertrofia do membro.
- E. Ocorre púrpura trombocitopênica associada a hemangioma capilar extenso, caracterizando a síndrome de Kasabach-Merritt.