Os tipos mais frequentes de traumatismo abdominal na infância são os traumatismos fechados, principalmente aqueles secundários a acidentes automobilísticos e atropelamentos. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta quanto ao trauma abdominal na infância.
- A. A laparotomia exploradora deve ser prontamente realizada nos casos em que não se consegue a estabilização hemodinâmica da criança, quando houver necessidade de reposição sanguínea superior a 40 mL/kg/h, ou nos casos em que existam sinais claros de peritonite ou pneumoperitônio.
- B. A lavagem peritoneal diagnóstica, com saída de sangue vivo logo à introdução do cateter, indica prontamente a necessidade de laparotomia exploradora.
- C. O fígado é o órgão mais comumente comprometido nos traumatismos abdominais da infância, e o lobo esquerdo é quatro vezes mais acometido que o direito.
- D. A manobra cirúrgica mais fácil e eficiente, para controle do sangramento no trauma hepático, é o clampeamento da aorta abdominal próximo aos pilares esofagianos, previamente ao clampeamento dos vasos hepáticos.
- E. As lesões duodenopancreáticas, relativamente frequentes na infância, são causadas pela compressão direta do pâncreas e do duodeno contra a coluna vertebral. A forma de diagnóstico mais sensível de lesão pancreática é a dosagem da amilase no lavado peritoneal.