Uma criança de 2 anos é trazida ao prontosocorro após queimadura por óleo quente ao abrir o forno na cozinha de sua própria casa. Há queimadura de primeiro e segundo graus em face, couro cabeludo, pescoço, tórax e proximal dos membros superiores, perfazendo aproximadamente 30% da superfície corporal queimada. A criança apresenta boa saturação em ar ambiente e chora vigorosamente; assinale a alternativa correta quanto à avaliação inicial dessa criança.
- A. Há necessidade urgente de garantir via aérea definitiva, pela provável queimadura de via aérea associada a esses casos.
- B. Há grandes chances de necessitar de escarotomia na sala de emergência.
- C. Essa paciente não é considerada um grande queimado por haver apenas lesão com eritema e bolhas em menos de 40% da superfície corporal. Seria, portanto, tratada sem necessidade de Unidade de Queimados.
- D. Teste com fluoresceína e interconsulta do especialista para esse quesito será um passo importante na avaliação secundária da paciente.
- E. A resposta fisiopatológica da lesão por queimadura e sua mortalidade não guardam relação direta com a superfície corporal queimada.