Sobre o tratamento laparoscópico da estenose hipertrófica de piloro, assinale a alternativa correta.
- A. A única contraindicação formal para o procedimento laparoscópico, nesses casos, é a alteração metabólica ácido/base descompensada que inviabiliza o procedimento anestésico adequado.
- B. A maior vantagem das incisões de 3-5mm utilizadas é não necessitar de síntese da aponeurose com ausência de complicações relacionadas à ferida operatória, por exemplo, evisceração.
- C. Apesar de relatos subjetivos de melhor aspecto estético e semelhantes índices de complicações intraoperatórias, a diminuição do tempo de internação e dos custos hospitalares, por si só, não dá suporte ao procedimento.
- D. Devido à característica apenas ablativa desse procedimento, não é necessário grande treinamento em cirurgia minimamente invasiva para sua execução. Por isso é considerado o modelo ideal para o treinamento do cirurgião inexperiente.
- E. Em casos de lesão inadvertida da mucosa identificada no intraoperatório, há consenso de se converter para procedimento laparotômico, visando melhor visualização para o reparo.