O sangramento gastrointestinal agudo alto é a emergência mais comum no serviço de gastroenterologia. Acerca do assunto, assinale a alternativa correta.
- A. A hemorragia digestiva alta, por definição, é aquela que ocorre inferiormente à junção duodedojejunal (ângulo de Treitz).
- B. A laceração de Mallory-Weiss é responsável por 15% das hemorragias gastrintestinais superiores agudas e é comumente associada a sangramento maciço.
- C. As lesões gástricas de Dieulafoy são responsáveis por 0.3% das hemorragias gastrintestinais não varicosas e geralmente ocorrem 6 a 10 cm a partir da junção gastroesofágica. É mais comum em homens.
- D. Os testes hematológicos, hemoglobina, plaquetas e leucócitos, ureia, eletrólitos, provas de função hepática, prova cruzada e tempo de protrombina, não devem ser pedidos de rotina para todos pacientes com hemorragia digestiva alta.
- E. A endoscopia deve ser realizada após a reposição volêmica do paciente e após a estabilização clínica, sendo o exame desnecessário nesse tipo de hemorragia.