Questão número 154544

Paciente de 35 anos de idade, masculino, relata que há 1 ano vem apresentando quadro de dor abdominal em mesogástrio, que aliviava com alimentação; dor recorrente. Relata que há 24 horas ocorreu piora da dor, acompanhada de febre, parada de eliminação de fezes e flatos. Relata ser tabagista, etilista e que, nos últimos dias, fazia uso de AINES. No exame físico, observa-se paciente desidratado, taquicárdico, dispneico. Abdômen com diminuição dos ruídos peristálticos, com dor intensa ao toque, rigidez e sinal do rebote com abdômen em tábua (rigidez da musculatura abdominal generalizada). Ausência de massa ao toque retal.

Em relação ao caso hipotético apresentado, assinale a alternativa correta.

  • A. Trata-se de um quadro clínico sugestivo de úlcera péptica perfurado. Seu diagnóstico pode ser confirmado com radiografia de abdômen agudo, que mostraria um pneumoperitônio em ambos os espaços subfrênicos, mais frequente à direita.
  • B. Trata-se de um caso de apendicite, confirmado com o surgimento de abdômen em tábua, que é patognomônico dessa patologia.
  • C. Trata-se de caso de diverticulite aguda complicada, cujo tratamento consiste em hemicolectomia à direita com anastomose primária.
  • D. O caso clínico, com base na anamnese e exame físico, não pode levar à conclusão de que se trata de um abdômen agudo; então opta-se apenas por uma conduta conservadora com hidratação e analgesia.
  • E. Trata-se de quadro clínico de pancreatite e, em função da gravidade do caso, um bom prognóstico, é uma intervenção cirúrgica imediata.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...