Nos doentes portadores de lesão medular, são encontrados, com frequência, alguns padrões característicos da lesão neurológica. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
- A. A síndrome medular central é caracterizada pela desproporção entre a perda da força motora nas extremidades superiores, que é muito acentuada que a perda de força nos membros inferiores. São em decorrência de lesões por hiperextensão em casos de estenose do canal medular.
- B. Acredita-se que a síndrome medular central ocorra devido ao comprometimento vascular da medula no território irrigado pela artéria espinhal posterior, que nutre a porção periférica da medula.
- C. A síndrome anterior da medula resulta da hemissecção da medula, usualmente resultado de traumatismo penetrante. Consiste em comprometimento motor ipsilateral (trato corticoespinhal) e perda da sensibilidade postural.
- D. A síndrome de Brown-Séquard caracteriza-se por paraplegia e por dissociação da perda sensorial, com perda de sensibilidade à dor e à temperatura.
- E. A síndrome anterior da medula é secundária ao infarto da medula no território suprido pela artéria espinhal anterior, sendo que, entre todas as lesões incompletas, é aquela que tem o melhor prognóstico.