Questão número 154689

Os procedimentos de alta complexidade em cardiologia estão sendo cada vez mais utilizados na prática médica, apesar de, em muitos casos, não haver evidências que tais tecnologias sejam benéicas para os pacientes. Em relação ao uso do cateterismo cardíaco ambulatorial e da angioplastia coronariana no Brasil, pode-se airmar que:

  • A. a tendência nacional de realização de cateterismos cardíacos no SUS nos últimos anos é inluenciada pelas estatísticas do estado de São Paulo, uma vez que no estado do Rio de Janeiro observa-se uma variação inversa no mesmo período.
  • B. a letalidade da angioplastia eletiva com implante de 1 e 2 “stents” coronarianos no SUS é menor que 0,2% e 0,5%, respectivamente.
  • C. no Sistema Único de Saúde (SUS), o número de cateterismos cardíacos ambulatoriais realizados no país aumentou em mais de 500% ao longo da década de 2000.
  • D. estima-se que no SUS, segundo dados de Minas Gerais, o percentual de coronariograias diagnósticas sem doença coronariana obstrutiva seja de cerca de 10%, valor próximo das estatísticas estadunidenses.
  • E. E) as complicações relacionadas à angioplastia coronariana como a nefropatia por contraste, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e as hemorragias são raras, e estudos nacionais têm mostrado uma incidência combinada menor que 2%.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...