Muitos conhecimentos utilizados na medicina atual, especialmente dentro da cardiologia, são retirados de ensaios clínicos. Nesse contexto, a opção correta em relação à interpretação desse tipo de estudo é:
- A. a utilização de desfechos substitutos nos estudos permite que eles sejam menos onerosos e mais rápidos e os seus resultados podem ser extrapolados idedignamente para desfechos clínicos sem a necessidade de outras evidências.
- B. a interpretação do valor de p refere-se ao erro tipo II, em que a conirmação da hipótese alternativa no estudo é, na verdade, um achado ao acaso.
- C. a redução estatisticamente signiicante de um desfecho composto (múltiplos desfechos analisados conjuntamente) signiica que o tratamento foi capaz de atuar sobre todos os seus componentes com a mesma eicácia.
- D. a principal inalidade da análise por intenção de tratar é de preservar a alocação randômica dos pacientes para cada um dos grupos de tratamento do estudo.
- E. quando o intervalo de coniança de 95% apresenta limites inferior e superior abaixo e acima de 1, respectivamente, já é possível afastar a possibilidade do tratamento avaliado ser maléico em relação à terapêutica padrão.