Questão número 154716

Um homem de 60 anos ex-tabagista (60 maços. ano; parou há 6 meses), hipertenso e diabético foi levado à emergência por familiares devido a um quadro de dispneia súbita. Há cerca de 2 meses foi diagnosticado com câncer de próstata metastático, após investigação de fratura patológica no fêmur direito. Na época, fora submetido à correção cirúrgica da fratura e desde então está realizando isioterapia, porém ainda permanece com importante limitação funcional do membro. Vinha em uso irregular de aspirina, losartana e glibenclamida, além de meias anti-embolismo desde a sua alta hospitalar. Há cerca de 1 hora, ao tentar levantar da cama sem auxílio, evoluiu com dispneia súbita associada à dor precordial em aperto. Ao exame: lúcido, orientado, com fácies de dor aguda, taquidispneico em ar ambiente, corado, com cianose labial, afebril. Frequência cardíaca: 110 bpm; pressão arterial: 100x60 mmHg, frequência respiratória 32 irpm, murmúrio vesicular universalmente audível, porém diminuído bilateralmente, sem ruídos adventícios. Ritmo cardíaco regular em 2 tempos, bulhas normofonéticas, sem sopros, turgência jugular patológica a 90º. Abdome lácido, levemente doloroso à palpação do hipocôndrio direito. Membros inferiores com edema 3+/4+ à direita até a raiz da coxa e +/4+ à esquerda perimaleolar. Exames iniciais realizados no primeiro atendimento: Eletrocardiograma: taquicardia sinusal, com Bloqueio do Ramo Direito de primeiro grau. Radiograia de tórax: sinais de hiperinsulação. Gasometria arterial: pH 7,46; PO2 50; pCO2 30; HCO3- 22; SatO2 85%. D-dímero: normal. Troponina: negativa. Considerando o diagnóstico mais provável do quadro acima, a airmativa correta é:

  • A. no contexto da probabilidade clínica representada pelo quadro acima, o D-dímero apresenta um valor preditivo negativo de 95% para a doença em questão.
  • B. o iltro de veia cava é uma opção terapêutica reservada principalmente para os pacientes com contraindicação à anticoagulação, contexto no qual reduz a letalidade da doença.
  • C. segundo dados do estudo PIOPED II, na presença de uma probabilidade clínica compatível com o quadro acima, a angiotomograia pulmonar apresenta um valor preditivo negativo de 60% para a doença em questão.
  • D. em pacientes hemodinamicamente estáveis que evoluem com disfunção ventricular direita, está indicado o uso de alteplase até 14 dias após o início do quadro, o que está associado a um percentual <5% de hemorragias graves.
  • E. em pacientes com neoplasias subjacentes, foi comprovado nos ensaios clíncos EINSTEIN-PE e RE-COVER, que avaliaram o uso do rivaroxaban e dabigatran, respectivamente, na doença apresentada no caso, que esses medicamentos são opções terapêuticas tão eicazes quanto os cumarínicos na prevenção de recorrências a longo prazo.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...