Em um paciente posicionado em decúbito lateral, um dos braços situa-se abaixo, enquanto o outro fica acima do nível do coração e da raiz da aorta. A interpretação de medidas da pressão arterial em membro superior, nessa situação, deve levar em conta que
- A. o uso de pressão arterial invasiva, dadas as alterações hemodinâmicas inerentes ao posicionamento do paciente, é indicado.
- B. o zeramento (zero = pressão atmosférica) que antecede a aferição de pressão arterial invasiva deve ser adequado ao lado em que foi realizada a cateterização arterial.
- C. novo zeramento terá de ser realizado durante monitorização de pressão arterial invasiva toda vez que houver alteração na altura da mesa de cirurgia.
- D. o transdutor de pressão arterial invasiva deve ser fixado no nível do braço no qual foi realizada cateterização arterial.
- E. aferições da pressão arterial por método não invasivo resultarão em valores maiores quando o manguito for colocado no braço inferior, em relação a aferições realizadas com manguito colocado no braço superior.