A lombalgia por fadiga da musculatura paravertebral aparece quando o indivíduo
A. tem que desenvolver o esforço de elevação de uma carga com o tronco fletido e o valor da carga é excessivamente pesado, acima dos limites dos mús culos, ligamentos e fáscias.
B. vai pegar uma carga mais pesada ou de conformação assimétrica, aproximando as mãos do chão, com os joelhos eretos; devido ao excesso de peso ou à conformação assimétrica, o movimento que deveria ser absolutamente simétrico, torna-se assimétrico.
C. tem que trabalhar sentando num assento muito baixo, sem apoio para o dorso, ficando com as coxofemorais muito fletidas e seu corpo é impulsionado para trás. Como compensação, a musculatura do dorso tem que desenvolver esforço estático prolongado.
D. tenha algum defeito no fechamento do arco vertebral ou nas articulações intervertebrais e que permaneçam parados, de pé, durante grande período de tempo, em posição de lordose forçada na coluna lombar.
E. tenta pegar ou manusear uma carga longe do corpo ou pegar ou manusear uma carga mais pesada, com o tronco em flexão ou uma carga com o tronco em flexão lateral ou rotação.