Para que a saúde seja quantificada e permita comparações na população, utilizam-se os indicadores de saúde, que devem refletir com fidedignidade, o panorama da saúde populacional. É interessante observar que, apesar desses indicadores serem chamados indicadores de saúde, muitos deles medem doenças, mortes ou gravidade de doenças. Indique a alternativa a seguir que se apresenta INCORRETA.
- A. Índice de mortalidade proporcional de 50 anos ou mais ou índice de Guedes as regiões mais desenvolvidas apresentam altos valores para este indicador.
- B. Coeficiente de natimortalidade perdas fetais que ocorrem a partir da 28ª semana de gestação, ou em que o concepto tem peso ao redor de 1.000 g e cerca de 35 cm.
- C. Índice de mortalidade proporcional de menores de 1 ano alta correlação com as condições sociais, o que a posiciona como um bom indicador indireto das condições sanitárias.
- D. Coeficiente de mortalidade perinatal óbitos ocorridos um pouco antes, durante e logo após o parto, inclui os natimortos e as crianças nascidas vivas que faleceram na primeira semana de vida.
- E. Coeficiente de mortalidade infantil um dos indicadores mais empregados para medir níveis de saúde e de desenvolvimento social de uma região. A mortalidade infantil mede o risco de um nascido vivo morrer no seu primeiro ano de vida. O coeficiente abaixo de 20/1000 é considerado baixo; 50 ou mais por 1000 nascidos vivos é considerado elevado.