Com relação ao funcionamento dos Centros de Atenção Psicossociais − CAPS e o trabalho em equipe multidisciplinar, é correto afirmar que:
- A. o CAPS II está previsto para cidades com população acima de 200.000 habitantes e sua equipe mínima prevê dois psiquiatras, um enfermeiro especializado, 8 profissionais de nível superior e 8 de nível médio.
- B. o primeiro atendimento no CAPS será necessariamente feito por psiquiatra, visto que é necessário definir diagnóstico e gravidade do caso, definindo indicação e grade de atividades mínimas a ser desenvolvida.
- C. o CAPS III prevê leitos para acolhimento noturno com a finalidade de evitar internações psiquiátricas, podendo ser utilizado nas situações de grave comprometimento psíquico ou como recurso necessário para evitar que crises emerjam ou se aprofundem.
- D. apenas casos referenciados poderão ser atendidos no CAPS, uma vez que sua função primordial é o atendimento a portadores de transtornos mentais graves e crônicos.
- E. não é papel fundamental a articulação com a rede, visto que pacientes psiquiátricos terão que ser atendidos somente na estrutura do CAPS, uma vez que a rede básica não dispõe de formação e equipe para lidar com esses casos.