Questão número 155151

Na terapêutica farmacológica da dependência ao álcool

  • A. a naltrexone atua em receptores glutamatérgicos, inibindo a ação excitatória nesse receptor, agindo provavelmente em uma subclasse dos receptores de glutamato (NMDA), especialmente quando há hiperatividade desses receptores.
  • B. o dissulfiram é um inibidor reversível e específico da enzima aldeído desidrogenase, promovendo um acúmulo de acetaldeído no organismo, causando uma série de efeitos desagradáveis quando da ingestão do álcool.
  • C. os estudos clínicos não têm demonstrado que topiramato apresenta qualquer evidência em reduzir o consumo ou promover a abstinência.
  • D. o baclofen é um antagonista do receptor opioides ainda pouco utilizado na prática clínica, mas que os últimos estudos têm demonstrado apresentar importantes resultados na redução dos efeitos prazerosos do álcool.
  • E. o ondansetron é um antagonista de receptor 5-HT3 que exerce seus efeitos sobre o sistema mesolímbico- mesocortical dopaminérgico, sendo que sua eficácia tem sido demostrada em casos de dependência precoce, principalmente em pacientes com histórico de dependência química na família.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...