Na terapêutica farmacológica da dependência ao álcool
A. a naltrexone atua em receptores glutamatérgicos, inibindo a ação excitatória nesse receptor, agindo provavelmente em uma subclasse dos receptores de glutamato (NMDA), especialmente quando há hiperatividade desses receptores.
B. o dissulfiram é um inibidor reversível e específico da enzima aldeído desidrogenase, promovendo um acúmulo de acetaldeído no organismo, causando uma série de efeitos desagradáveis quando da ingestão do álcool.
C. os estudos clínicos não têm demonstrado que topiramato apresenta qualquer evidência em reduzir o consumo ou promover a abstinência.
D. o baclofen é um antagonista do receptor opioides ainda pouco utilizado na prática clínica, mas que os últimos estudos têm demonstrado apresentar importantes resultados na redução dos efeitos prazerosos do álcool.
E. o ondansetron é um antagonista de receptor 5-HT3 que exerce seus efeitos sobre o sistema mesolímbico- mesocortical dopaminérgico, sendo que sua eficácia tem sido demostrada em casos de dependência precoce, principalmente em pacientes com histórico de dependência química na família.