Um professor pediu que seus alunos desenhassem (com régua e compasso) em uma cartolina dura e de material com massa uniformemente distribuída um triângulo escaleno qualquer. Em seguida, o professor pediu que os alunos recortassem o triângulo e marcassem nele (usando régua e compasso) os seguintes pontos:
− ponto equidistante dos vértices do triângulo (P);
− ponto equidistante dos lados do triângulo (Q);
− centro de massa do triângulo (R).
Sabendo-se que:
− Baricentro é o encontro das três medianas;
− Circuncentro é o encontro das três mediatrizes;
− Incentro é o encontro das três bissetrizes;
− Ortocentro é o encontro das três alturas.
Alunos que resolveram corretamente o problema proposto pelo professor marcaram P, Q e R por meio das construções, respectivamente, do
baricentro, incentro e circuncentro.
circuncentro, incentro e ortocentro.
ortocentro, incentro e circuncentro.
circuncentro, incentro e baricentro.
incentro, circuncentro e baricentro.
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