Bronislaw Malinowski (1884-1942), autor de obras como Os Argonautas do Pacífico Ocidental e Crime e costume na sociedade selvagem, pode ser considerado um dos fundadores da moderna Antropologia Social britânica. A respeito de sua teoria funcionalista é possível afirmar que
concebe a sociedade como um tipo de organização cuja função sincrônica é a de produzir artefatos culturais que promovam equilíbrios simbólicos e se adaptem ao meio natural.
considera que as categorias fundantes da lógica classificatória, organizadas como pares de oposições binárias, operam como mecanismos inconscientes com a função de satisfazer a necessidade humana de classificar.
adota uma perspectiva orgânica e sistêmica, avaliando o êxito das instituições culturais em termos de sua contribuição funcional para a manutenção da coesão entre sistemas terminológicos e atitudinais.
possui uma visão sincrônica e orgânica da sociedade, postulando que a lógica particular de cada cultura pode ser descrita por meio da análise de suas instituições.
estabelece os princípios da difusão sincrônica dos sistemas de reciprocidade e do padrão conjuntural das prestações totais, a partir do exemplo do kulas trobriandês.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...