Naquele que é talvez o mais importante e conhecido trabalho de Max Weber, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, esse autor analisa a importância do pensamento protestante na formação do comportamento típico do capitalismo do ocidente moderno. A respeito das descobertas de Weber quanto à ética protestante e ao espírito do capitalismo, assinale a opção correta.
A motivação do protestante é o trabalho, na condição de dever e vocação, não como um fim absoluto em si mesmo, mas como garantia do ganho material obtido por meio dele.
Weber acentua o fato de que os valores do protestantismo - disciplina ascética, poupança, austeridade, vocação, dever e propensão ao trabalho - atuam de maneira decisiva sobre os indivíduos, movendo-os em direção ao capitalismo.
O capitalismo propicia e desenvolve a união entre a empresa e a vida doméstica, além de proporcionar a utilização técnica de conhecimentos científicos e o surgimento do direito e da administração racionalizados.
Evidenciando sua própria virtude e vocação e buscando o sucesso profissional, o protestante puritano se adapta mais facilmente ao mercado de trabalho, acumula capital e o reinveste produtivamente, sem, no entanto, abrir mão do usufruto dos prazeres materiais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...