No campo da sociologia brasileira, dois pensadores são fundamentais: Gilberto Freyre e Florestan Fernandes. Utilizando abordagens distintas, os dois autores deram importantes contribuições para a abordagem dos fenômenos sociais brasileiros. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
No livro A Revolução Burguesa no Brasil, Gilberto Freyre analisa a colonização portuguesa, descrevendo a formação da família e do patriarcado brasileiro, bem como a importância da miscigenação racial como traço cultural.
No livro Sobrados e Mocambos, Gilberto Freyre apresenta a decadência do patriarcado rural e o surgimento e crescimento das elites urbanas.
Gilberto Freire escreveu o livro Capitalismo Dependente e Classes Sociais em América Latina no período da ditadura militar.
No livro Circuito Fechado, Florestan Fernandes aborda o Brasil Republicano imediatamente após a monarquia e a escravatura.
No livro Ordem e Progresso, Gilberto Freyre analisa a desigualdade social, procurando identificar as contradições da sociedade de classe e o papel da sociologia diante dessa realidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...