Sociologia - Teorias sociológicas - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Diversos autores procuram demonstrar que não se pode analisar a cultura e a ideologia, de forma separada, particularmente, quando se trata do processo de dominação nas sociedades capitalistas. Em relação a essa questão, analise as afirmativas, a seguir, e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Gramsci analisa essa questão com base no conceito de hegemonia, em que a ideologia é um elemento de dominação, através da força pelo Estado, mas também através dos elementos culturais de um povo.
( ) Bourdieu defende que é pela cultura que os dominantes garantem o controle ideológico, utiliza o conceito de violência simbólica para a aceitação de verdades que nem sempre existiram, ou seja, considerar natural determinados fenômenos, independente de serem bons ou ruins.
( ) Simmel desenvolveu o conceito de intensificação da vida nervosa, pois as pessoas nas sociedades modernas estão expostas frequentemente à estímulos, como imagens, cores, luzes, sons desenvolvendo uma sensibilidade para lidar com outras culturas.
( ) Adorno e Horkheimer desenvolveram o conceito de indústria cultural para analisar a relação entre indivíduo e sociedade e apontaram a possibilidade de homegeneização das pessoas grupos e classes sociais, criando uma subjetividade uniforme, massificada.
Em relação à análise anterior, a sequência correta é
V, F, F, V.
V, V, F, V.
V, F, F, F.
F, V, V,
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...